Laboratório de Laminação e Painéis de Madeira

Telefone:
Apoio de funcionário:
Objetivo

O Laboratório de Laminação e Painéis de Madeira – LLAPAM abriga uma planta piloto para produção experimental de lâminas, compensados, LVL (Laminated Veneer Lumber), MDP (Medium Density Particleboard), OSB (Oriented Strand Board) e outros tipos de painéis a base de madeiras. O LLAPAM tem por objetivo oferecer um ambiente adequado à realização de pesquisas sobre a qualidade de matérias-primas para produção de painéis a base de madeiras, a otimização das variáveis dos processos de produção e o desenvolvimento de novos produtos. A avaliação das propriedades físico-mecânicas dos produtos obtidos no LLAPAM é realizada no Laboratório de Ensaios Mecânicos de Madeira e Derivados – LEMMAD.

Atividades

O LLAPAM oferece suporte nos campos do ensino e da pesquisa aos alunos do Curso de Engenharia Florestal (graduação) e do Programa de Pós-Graduação em Recursos Florestais (mestrado e doutorado) da ESALQ/USP, bem como aos alunos de outras instituições, através de parcerias no desenvolvimento de projetos e estágios. Adicionalmente, em harmonia com essas outras atividades, oferece suporte ao desenvolvimento de análises, estudos e projetos de pesquisa demandados pelas indústrias de produtos a base de madeiras, não-associadas e associadas ao IPEF – Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais.