Celulose e Papel
Avaliação de matérias-primas; avaliação das polpas celulósicas; avaliação de resíduos; avaliação de contaminantes; avaliação de águas, licores e efluentes (análises cromatográficas de alto desempenho) de acordo com portarias e normas do Ministério da Saúde, Conama e outros.
Como as Plantas Funcionam
Curso na modalidade de extensão - manipular materiais vegetativos com auxílio de equipamentos de laboratório e reagentes químicos para observa 'in loco' os fenômenos fisiológicos dos vegetais, levando novos conceitos sobre a dinâmica da botânica na biosfera e seus fenômenos como promotores de mudanças antropológicas para pessoas que desejam conhecer técnicas e conceitos da fisiologia vegetal através de práticas em linguagem simples na demonstração em laboratório das principais funções vitais das plantas.
Identificação de Madeiras
Identificação de espécies florestais; determinação da idade de árvores e de peças de madeira através dos anéis de crescimento; avaliação da qualidade da madeira e produtos das madeira: parâmetros anatômicos e físico (densitometria de raios X).
Mel
A partir da florada dos povoamentos de Eucalyptus, principalmente, da espécie Eucalyptus camaldulensis da Estação Experimental de Ciências Florestais de Itatinga.
Produtos de origem florestal
Avaliações de madeira para energia, produção e qualidade de carvão vegetal e correlatos; avaliações de emissões de gases de efeito estufa em processos industriais; avaliações de óleos, gomas, resinas e outros extrativos de madeiras; caracterização de insumos de origem florestal para indústrias madeireiras, têxteis e de cosméticos; análises químicas de madeiras e produtos relacionados.
Secagem e painéis de Madeiras
Indicação de programas para secagem convencional; caracterização energética e físico-mecânica de madeiras e derivados (compensado, MDF, OSB, aglomerados).