Departamento de Ciências Florestais da ESALQ contribui para estudos de mudanças climáticas e de pegada de carbono

A determinação do teor de carbono em diferentes matrizes é uma ferramenta de fundamental importância para diversas pesquisas que envolvem desde a avaliação do impacto da emissão e remoção de gases de efeito estufa da atmosfera pelas florestas plantadas (espécies nativa e exóticas) e nativas (regeneração natural) até a análise do ciclo de vida e de carbon foot print em produtos florestais tais como madeira serrada, carvão vegetal, polpa celulósica, papel, painéis de madeira e bioprodutos. Além das pesquisas, a determinação do teor de carbono em diversos produtos faz parte do protocolo para a obtenção de certificados internacionais relacionados a sustentabilidade das florestas, processos e produtos.
 
Visando disponibilizar os serviços de determinação de carbono em diferentes matrizes e em grande quantidade de amostras à comunidade técnico-científica ligada ao setor florestal, o Departamento de Ciências Florestais, através do Laboratório de Química, Celulose e Energia (LQCE) e do Laboratório de Métodos Quantitativos, respectivamente representados pelos Profs. Francides Gomes e Hilton Thadeu colocou em operação recentemente um equipamento analítico dedicado a determinação de carbono em diferentes matrizes. Trata-se do LECO C632 que utiliza a técnica de detecção de carbono por infravermelho após combustão em alta temperatura. Além das análises químicas, o Departamento de Ciências Florestais fornece auxílio nos delineamentos amostrais (designed and/or model based sampling), na coleta das amostras assim como na análise estatística dos dados e geração de relatórios.
 
O LECO C632 já se encontra em operação e diversos profissionais ligados à cursos de graduação e pós-graduação bem como de empresas, já estão utilizando-se do equipamento em questão para análise de diferentes produtos tais como carvão, coque, resíduos agrícolas, óleos vegetais, solo, cimento, calcário, madeira, lodo biológico, alcatrão, entre outros, assim como na estimativa de gases do efeito estufa armazenados ou removidos da atmosfera pelos 5 reservatórios de carbono nas florestas (biomassa aérea, biomassa subterrânea, serapilheira, madeira morta e solo)
 
Agosto 9, 2017
LECO C632